O novo encaixe da formação ordenada!

 

 480580_10151142945386044_1095888363_n

Com a nova época, novas regras para a formação ordenada, por isso importa conhecer bem o novo processo de encaixe e o que ajustamentos, enquanto treinadores e jogadores teremos de fazer.

A formação ordenada sempre foi um problema complicado no rugby union, e últimamente está a constituir um obstáculo ao desenvolvimento do jogo, pelo que se têm procurado fazer ajustamentos na forma como a mesma é montada de modo a que o jogo não fique tanto tempo parado.

A nova regra reduz os tempos de encaixe a três: “crouch, bind, set”, substituindo o os actuais “crouch, touch, set”. Assim em vez de tocar as duas equipas têm que pré-formar ficando as primeira linhas, eu diria, orelha a orelha.

Na África do Sul este encaixe já utilizado há algum tempo no rugby sénior amador e nos escalões jovens, vejamos a sua explicação, num pequeno video que preparei com base no video das regras da formação ordenada do Bok Smart:


A ideia é reduzir o impacto do encaixe, reduzindo as possibilidades de colapso, o que aumenta drásticamente o nível de segurança para os jogadores.

A formação vai ser uma plataforma mais sólida e segura. Sendo necessário pré-formar antes do encaixe, isto implica que os packs vão ter se de colocar muito mais próximo do que anteriormente, e o impacto do encaixe será muito menor do que actualmente.

Isto implica que o empurrar depois da introdução da bola vai passar a ser mais importante do que o impacto do encaixe.

Os árbitros devem assegurar que a bola não entra no túnel enquanto a formação não estiver estável e enquadrada, e que bola seja introduzida a direito.

No video da PRC revemos um formação a estabilizar a mesma, uma imagem que trás à memória os anos oitenta, e reflecte que algumas das coisas que se utilizavam então poderão voltar a ser interessantes, designadamente as técnicas de rodar a formação. Como menos impacto a defesa terá mais condições para a fazer rodar.

A grande questão que se põe é se vai voltar a ser necessário escolher o hooker  pelas sua capacidade de hookear, e poderão regressar os pequenos hookers mais ágeis com os pés, ou se manterá a necessidade de uma primeira linha de força e capacidade de empurrar.

No sítio das Leis do Jogo  já se encontram videos explicando o novo encaixe em:

http://www.irblaws.com/index.php?domain=16&page=1

 

Comentarios

Comentarios

admin

A MC Rugby possui uma equipe multidisciplinar, competente e atualizada. Pronto para atendê-lo em suas necessidades de treino, gestão de clube, organizaçâo de eventos, arbitragem e preparação física de seus atletas. Todos os produtos e serviços ofertados pela MC Rugby são resultado de muita pesquisa, experiência e seriedade. A uma única palavra orienta nossas ações: Excelência! Buscando sempre a inovação e a máxima qualidade em tudo o que fazemos, temos como meta ser uma referência brasileira e em breve internacional em rugby coaching. Acreditamos que a seleta formação dos profissionais que fazem parte da MC Rugby podem trazer soluções aos nossos clientes a ponto de colocá-los em um patamar superior de competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!