Consumo alimentar em jogadores de rugby

 

carbohidratos

Carboidratos – você tem combustível suficiente?
Nutrição é uma área que está em constante evolução e um bom treinador tem a possibilidade de influenciar positivamente na saúde dos seus jogadores, mas os próprios jogadores não podem descuidar desse lado tão importante que é responsável pela manutenção e aquisição de melhores resultados em campo. Sendo bem simples, o que comemos e bebemos é utilizado como combustível para nossos treinos, jogos e para a recuperação após eles. Então, o que é preciso saber e qual é o melhor combustível?
  • A educação nutricional beneficia os atletas: Carboidratos são reconhecidos por terem efeitos imediatos na performance dos jogadores, então por que não se educar para comer melhor e ter os melhores benefícios desse macronutriente? A escolha dos melhores tipos de carboidratos é de fundamental importância para todos os atletas.
  • Carboidratos com baixa quantidade de gordura para jogadores com baixo percentual de gordura: Apesar dos horrores descritos nessas “dietas da moda”, há muitos alimentos básicos que proporcionam excelentes fontes de carboidratos para atletas, que lembre-se, estão acima desse padrão estabelecido e apresentado em revistas e alguns sites. Se nas refeições a quantidade de gordura for inferior a quantidade de carboidratos, a tendência é que, devido a altíssima exigência metabólica do Rugby, o atleta possua um corpo mais limpo dos excessos do acúmulo de gordura, apresentando maior quantidade de massa magra e um menor percentual de gordura.
  •  O que é bom comer: Algo bom para os momentos onde ter um estoque maior de energia disponível são as comidas com baixa gordura e alta quantidade de carboidratos: arroz, pipocas, cereais matinais, frutas, torradas e mel, batatas, macarrão, esses são exemplos de carboidratos de alto índice glicêmico, que entrarão rapidamente na sua circulação para um uso, mas cuidado, pois picos de insulina tem sua hora certa e lugar para acontecerDê sempre preferência aos carboidratos complexos para a maioria das refeições, devido a sua lenta absorção e possibilidade de manter os níveis de insulina estáveis, batata-doce, vegetais e alimentos ricos em fibras são bons exemplos de carboidratos complexos. Evite a todo custo alimentos ricos em açúcar branco e farinha processada, eles apenas te darão calorias inúteis e desregularão sua produção de insulina, e por favor, procure não misturar altas quantidades de carboidratos com altas quantidades de gorduras, por que a tendência é que uma parte dessa ingestão se acumule nos seus depósitos de gordura.
  • Mantenha o equilíbrio: A dieta não pode ser composta apenas por carboidratos, mas também deve ter proteínas de alto valor biológico, gorduras boas e água. É importantíssimo saber se a quantidade desses macronutrientes (mais a água), estão devidamente balanceados de acordo com as suas necessidades, por isso é importante o planejamento da dieta a curto, médio e longo prazos.
Alguns fatos extras:
  • Um valor possível na divisão dos macronutrientes na dieta de um jogador de Rugby está em manter uma quantidade de 40-55% de carboidratos, do valor total de calorias ingeridas na dieta.
  • No Rugby, devido a intensidade do esporte, predominam os carboidratos como fonte primária de energia.
  • Todo leite tem quase a mesma quantidade de carboidratos, se diferenciando apenas na quantidade de gordura, ou seja, para os jogadores de Rugby o ideal seria a ingestão de leite semi-desnatado ou desnatado.
  • Existem algumas evidencias que sugerem não haver nenhuma diferença de performance em jogadores que comiam carboidratos complexos (ex: macarrão integral ou batatas) e comiam carboidratos simples (ex: doces e frutas). Eu discordo, pois ambos os tipos de carboidratos tem sua hora certa para a ingestão.

 

Fonte : http://projeto300.blogspot.com.br/2012/01/11-passos-para-ser-um-melhor-jogador-de_07.html

Comentarios

Comentarios

admin

A MC Rugby possui uma equipe multidisciplinar, competente e atualizada. Pronto para atendê-lo em suas necessidades de treino, gestão de clube, organizaçâo de eventos, arbitragem e preparação física de seus atletas. Todos os produtos e serviços ofertados pela MC Rugby são resultado de muita pesquisa, experiência e seriedade. A uma única palavra orienta nossas ações: Excelência! Buscando sempre a inovação e a máxima qualidade em tudo o que fazemos, temos como meta ser uma referência brasileira e em breve internacional em rugby coaching. Acreditamos que a seleta formação dos profissionais que fazem parte da MC Rugby podem trazer soluções aos nossos clientes a ponto de colocá-los em um patamar superior de competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!