O jogo da defesa

Individualmente, a forma de defender  consiste em pressionar de forma constante ao portador da bola. Quanto mais possamos pressionar, menores serão as chances do ataque poder evoluir no campo.  

Mas será coletivamente que o jogo da defesa deverá dar uma resposta real ao jogo do ataque. A partir de um scrum que na maioria do casos será favorável para o time que introduze a bola, as equipes que defendem devem ter o reflexo de se posicionar rapidamente para evitar o ataque possa avançar e é precisamente que essa demora em se posicionar adequadamente  muitas vezes  ocasiona problemas e surpresas.

Uma estrategia defensiva funciona por meio de posicionamento das cortinas , que devem estar posicionadas frente a cada progressão do ataque.

De esta forma, em  um scrum com bola introduzida, a defesa conformada pelo lado aberto do abertura,  o 10, 12,13 e um ponta, será uma cortina defensiva, colocando o ponta do lado contrário para fazer cobertura do lado cego.

Esta defesa com quatro  jogadores , na que o nro. 9 virá para se somar desde que a bola seja colocada em jogo apos o scrum, constituem a primeira cortina defensiva.

Durante o ataque , estes quatro jogadores, posicionados em linha levemente diagonal ( a maioria das vezes rasa ) deve progredir até o rival para reduzir o tempo e espaço da tomada de decisão, pressionando em bloco.

Se Posicionado em intervalos regulares para ocupar espaços, a primeira cortina devera tentar evitar toda possibilidade de ataque forçando aos atacantes ir até a linha do touch, buscando atrair aos atacantes para seu sistema defensivo e desta forma evitar que essa luta entre defesa e ataque, fique de seu lado.

A  segunda cortina defensiva, colocada por trás da primeira, estará  composta dos números  6/7/8.

Colocada atrás da 1º cortina de backs, essa 2º cortina tem como missão bloquear todas as tentativas de ataque que poderiam surgir como resultado de penetrar a primeira cortina e é nesse momento que o tackle é uma arma fundamental, além do senso de ubicação e a pressão.

A  terceira cortina defensiva estará posicionada claramente no fundo do campo e estará composta pelo  nro. 15, 11 ou 14 dependendo o lado do ataque.

A função dessa 3º cortina é reduzir a zero as possibilidades do ataques  mas em especial estar posicionados no fundo lhes permitirá em relação ao jogo, ser possíveis receptores  de kicks e de facilitar a recuperação da bola estando corretamente posicionados quando isso acontecer.

Comentarios

Comentarios

admin

A MC Rugby possui uma equipe multidisciplinar, competente e atualizada. Pronto para atendê-lo em suas necessidades de treino, gestão de clube, organizaçâo de eventos, arbitragem e preparação física de seus atletas. Todos os produtos e serviços ofertados pela MC Rugby são resultado de muita pesquisa, experiência e seriedade. A uma única palavra orienta nossas ações: Excelência! Buscando sempre a inovação e a máxima qualidade em tudo o que fazemos, temos como meta ser uma referência brasileira e em breve internacional em rugby coaching. Acreditamos que a seleta formação dos profissionais que fazem parte da MC Rugby podem trazer soluções aos nossos clientes a ponto de colocá-los em um patamar superior de competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!