Provocar a desorganização do adversario para avançar

Parece lógico, mais é necessário que ajudemos aos jogadores apreendam e entendam este conceito. Para marcar pontos é preciso avançar, para avançar devemos atacar por onde existem menos defensores e para isso acontecer devemos desorganizar a defesa rival. 

 

A lógica do jogador

O treinador deve ter em conta a relação que surge entre a lógica do jogador e a lógica do jogo.

Quando vemos jogar a nossos jogadores  em campo, seja treinando ou jogando, podemos observar a classe de jogo que estão capacitados para fazer , que sem dúvida corresponde a seu nível de entendimento da  lógica estratégica e tática da atividade, como assim  de sua  capacidade técnica para desenvolver  suas intenções e em consequência suas decisões.

Não tentamos que o trenador faça uma comparação entre o jogo que produzem seus jogadores e um modelo ideal que serve de referencia e que indique o que eles devem fazer para atingir essa meta.  O importante é analisar o que fazem  os jogadores para descobrir suas intenções, saber que desejam fazer e baseados em que ideias ou conceitos escolhem suas decisões , para  poder decidir corretamente e justificar essa escolha seguindo a lógica do jogo.. Uma vez que  o treinador compreende que é o que passa pela mente do jogador, fica mais fácil determinar os fatores que limitam seu jogo.  

Quando um jogador faz uma tomada de decisão errada, a solução não é dizer o que deveria ter feito, nesse caso devemos investigar o que está passando pela sua mente para poder ajuda-lo a decidir corretamente.

  • A  primeira questão que devemos conversar com o jogador  ( e saber , sim a  seu modo de ver existia outra opção. ¿O jogador tinha em mente outra alternativa na hora de ter que tomar a decisão correta  ?  No caso de isto ser negativo, está claro que o jogador tem problemas para entender a lógica do jogo.
  • Se o jogador considera que poderia  ter decidido por outra solução mas  não foi a escolhida nesse momento , pode ser porque a seu modo de ver possa ser a menos  efetiva  (problema de leitura da situação de jogo) ou porque considerou que seria difícil de fazer  (problema de tipo técnico).
  • Se o jogador não consegue ler corretamente a situação de jogo, pode ser também por uma pressão temporal, (problemas de tipo afetivo (medo  ao contato), ou uma capacidade muito reduzida, que  também  é uma situação que é muito frequente, quando o  jogador não está capacitado  para  identificar os indicativos pertinentes (referencias) que deve ter para avaliar da  melhor forma a decisão que deve tomar.

Principios da lógica do jogo que devem  integrar os jogadores

Há quatro grandes princípios que constituem  a lógica fundamental do jogo e que permitem  dar sentido as ações dos jogadores :

  1. Avançar com o maior número possível  de jogadores organizados, garantindo a continuidade do movimento que avança.
  2. Ler a  situação de jogo para perceber os pontos fracos a ser aproveitados. Propor  uma organização forte na debilidade do rival  .
  3. Provocar uma desorganização no rival, antecipando a propia re-organização com o objetivo de aproveitar essa desorganização criada
  4. Se Colocar a disposição de forma efetiva  e se organizar para participar  rapidamente sobre os eixos de jogo previstos e prováveis, nos momentos e lugares previstos o prováveis.

 

Comentarios

Comentarios

admin

A MC Rugby possui uma equipe multidisciplinar, competente e atualizada. Pronto para atendê-lo em suas necessidades de treino, gestão de clube, organizaçâo de eventos, arbitragem e preparação física de seus atletas. Todos os produtos e serviços ofertados pela MC Rugby são resultado de muita pesquisa, experiência e seriedade. A uma única palavra orienta nossas ações: Excelência! Buscando sempre a inovação e a máxima qualidade em tudo o que fazemos, temos como meta ser uma referência brasileira e em breve internacional em rugby coaching. Acreditamos que a seleta formação dos profissionais que fazem parte da MC Rugby podem trazer soluções aos nossos clientes a ponto de colocá-los em um patamar superior de competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!