TÉCNICA – Side-step: Brincadeira de Criança

side

 

 

 

 

 

 

 

 

No rugby, os jogadores precisam de variadas técnicas em seu repertório para evitar adversários e marcar pontos.

O side step é uma manobra que muitos usam, mesmo sem saber que é uma técnica de rugby.

É especialmente útil para jogadores menores evitarem uma confronto com adversários muito maiores.

O side step é utilizado em muitos esportes, mas aqui será mostrado como executá-lo no rugby.

Olhando a tradução da palavra side-step, encontrei algo como fugir, tirar o corpo fora, evitar; dar um passo para o lado; até então nenhuma novidade. Mas notamos que alguns jogadores conseguem fazer isso com tanta simplicidade e de forma tão natural e alegre que nos dá a impressão de estarem caçoando dos adversários dentro de campo, como crianças brincando de pega-pega. E talvez essa seja a resposta, brincar.

Vários autores citam que a mobilidade é algo natural na primeira infância e se mostra de maneira tão evidente que não necessita ser treinada, porém na pubescência (por volta dos 11 aos 14 anos) essa capacidade apresenta uma diminuição, deste modo, sendo o momento ideal para ser treinada. Lógico que para que esta capacidade vire uma ferramenta de jogo é necessário que outras valências físicas, que auxiliam na execução do side-step, da finta e do drible sejam inseridas no treinamento, como a coordenação motora, a potência e a velocidade.

Apesar disso não se deve treinar, nesta idade, com exercícios maçantes de finta em cones, etc.

Alguns detalhes sâo importantes na hora de treinar o side step :

1) levar a bola sempre nas duas mãos

2) acelerar no momento da tomada da decisão de continuar atacando.

3) colocar todo o peso do corpo sobre o pé contrario , na hora de trocar de direção de corrida.

4) dar sempre  passos curtos para poder escolher qual lugar vai decidir continuar sua corrida.

A forma mais divertida de manter essa capacidade, tão importante num jogo de rugby, é justamente conservar-los brincando, levar brincadeiras para os treinos, passa-poste (ou mamãe da rua), pique bandeira, polícia e ladrão, pega-pega entre outras, e assim com muita diversão e descontração ir inserindo uma ou mais bolas de rugby.

Desta forma, não só acontecerá a manutenção desta mobilidade nos jovens, como também acarretará um aprimoramento da mesma, sem contar que, sem dúvida alguma, deixará o treino mais divertido, e estimulante, pois estarão em contato com o esporte, brincando!

Comentarios

Comentarios

admin

A MC Rugby possui uma equipe multidisciplinar, competente e atualizada. Pronto para atendê-lo em suas necessidades de treino, gestão de clube, organizaçâo de eventos, arbitragem e preparação física de seus atletas. Todos os produtos e serviços ofertados pela MC Rugby são resultado de muita pesquisa, experiência e seriedade. A uma única palavra orienta nossas ações: Excelência! Buscando sempre a inovação e a máxima qualidade em tudo o que fazemos, temos como meta ser uma referência brasileira e em breve internacional em rugby coaching. Acreditamos que a seleta formação dos profissionais que fazem parte da MC Rugby podem trazer soluções aos nossos clientes a ponto de colocá-los em um patamar superior de competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!