Dicas de Rugby: As diferentes formas da defesa

As defesas são cada vez mais importantes no rugby  atual .

Não há uma única fórmula para deter aos rivais e  aquí vamos a comparar as  duas formas de defesas que são as mais usadas pelos melhores times do mundo.

A  defesa  flotante, conhecida como “drift” em inglés e  a defesa de ponta, conhecida como “blitz”.

Shaun Edwards, atual treinador de defesa de Galés e  ex head coach do London Wasps, explica no seguinte video estas duas  classes  de defesas e seus objetivos.

“A primera coisa a fazer é olhar para frente e  estar preparado posturalmente para o que está vindo ”,  diz Edwards. Nesta forma de defesa, fundamentalmente  devem sair  os dois primeiros de forma rápida para pressionar, o  terceiro um pouco mais  atrasado e o  quarto totalmente de ponta. “A parede deve ser firme e os internos são chaves para defender e não deixar espaços ”.

A  defesa do Saracens (olhem  como defende o jogador  Burger, uns de seus asas  – ( https://www.youtube.com/watch?v=EH7yPGbebuY ) acostuma  usar esta técnica de sair de ponta para pressionar ao rival e  que tenham  que voltar para o lado interno do campo , onde outros jogadores os estão esperando ,cobrindo esse setor .

 

Logo, diz Dallaglio, ex forward da  Inglaterra, está a defesa do  Bath, que  é a defesa que barre para que a bola chegue na ponta e  tenha uma boa cobertura de campo.

Edwards diz  que “todo equipe  moderno quer fazer uma mini plataforma de lançamento de jogo para a  partir de um  ruck no meio do campo  ter dois frentes de ataque. Aí está na defesa decidir cómo va a marcar ao ataque , mais em forma  geral  se eventualmente o ataque avança surgem duas possibilidades para a defesa : 1) fazer a barrida e forçar ao ataque para que traslade a bola até a ponta e 2) pressionar para depois sair a marcar de ponta .-

Reforçando a  idea, Ben Kay e  Mike Tindall mais Dallaglio, dão dicas  para que uma defesa tenha éxito: “E fundamental a comunicação, trocar  a  marca quando se barre para o setor externo e pressionar com os defensores  internos, que são  os motores para empurrar ao ataque para fora”.

Um exercicio muito usado   para treinar  a  coordenação  defensiva é  formar   uma  línha  de jogadores e na frente parado com uma bola na mão o treinador/ jogador , que irá a se movimentar de um lado a outro, é a linha defensiva deverá se mover em bloco e  de forma coordenada.

Drift defence

 Efeitos Positivos
1- Menos defensores podem defender a um maior número de atacantes.
2- A línha de touch ajuda a defesa a neutralizar o ataque
3- Como os tackles normalmente são baixos, o portador da bola vai cair ao chão  mais  rápidamente.

Efeitos Negativos

1- O atacante terá mais  tempo para tomar decisões.

2- Os tackles  baixos  permiten o uso do  Hand Off ou  deixa as maõs livres para dar um passe OffLoad.

3- A velocidade pode fazer que a linha de vantagem seja quebrada por fora  .

4- Um passe interior ou troca de ángulo na corrida do portador da bola  pode surpreender  a  defesa.
The blitz defence

Efeitos Positivos
1- Põe mais pressão  ao equipe  que ataca e  deixa menos tempo para a tomada de decisões.
2- O tackle é  muito  físico e agressivo (muitas vezes frontais)
3- Não deixa que o portador da bola ganhe a linha de vantagem e obriga a recuar para manter a bola viva.

Efeitos negativos

1- E mais  perigoso sim  o atacante consegue quebrar o  tackle.

2- Fica mais exposto a chutes por atrás das costas dos defensores.

Comentarios

Comentarios

admin

A MC Rugby possui uma equipe multidisciplinar, competente e atualizada. Pronto para atendê-lo em suas necessidades de treino, gestão de clube, organizaçâo de eventos, arbitragem e preparação física de seus atletas. Todos os produtos e serviços ofertados pela MC Rugby são resultado de muita pesquisa, experiência e seriedade. A uma única palavra orienta nossas ações: Excelência! Buscando sempre a inovação e a máxima qualidade em tudo o que fazemos, temos como meta ser uma referência brasileira e em breve internacional em rugby coaching. Acreditamos que a seleta formação dos profissionais que fazem parte da MC Rugby podem trazer soluções aos nossos clientes a ponto de colocá-los em um patamar superior de competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!