O contra-ataque

O contra-ataque é uma arma letal para destruir defesas e, como toda destreza, deve ser treinada.

A medida que o rugby evolui, as defesas tornam-se mais duras e oferecem menos buracos para serem atacados. É por esse motivo que atacar quando a defesa está desorganizada, seja através de bola recuperada ou de um chute, pode gerar pontos.

Segundo o coach da IRB, estes são os pontos mais importantes que deve fazer a equipe atacante:

  • Confiar em seus companheiros e saber que diversas oportunidades surgem através do avanço com bola.
  • Comunicação é a chave, pois assim pode-se decidir qual buraco deve ser aproveitado;
  • Estar preparado para bater o rival em situações de um contra um;
  • Não perder a posse de bola, caso o contra-atacante pode ser contra-atacado, colocando-se em uma posição difícil;
  • Opções de ataque e proteção ao portador da bola.

Wayne Smith, exitoso treinador, ganhador de uma Copa do Mundo como assistente dos All Blacks e atual assessor dos Chiefs explica que “o primeiro que temos que visualizar é onde estão os espações para, em seguida, ir em direção a eles visando passar ou gerar confusão na defesa, chamando os defensores a marcar os mesmos jogadores, liberando espaço para os demais atacantes em outros setores do campo de jogo.” No jogo moderno essa é uma faceta muito importante no plano de jogo de uma equipe, uma vez que sem poder de contra-ataque ela permitirá que o adversário chute quando e pra onde quiser, sem sentir que uma decisão equivocada pode gerar um futuro try contra, ensina Smith.

 

É papel do fullback decidir por onde irá atacar e por onde fará os pontas, que são fundamentais para um contra-ataque exitoso, atacarem. “A questão é ver o que faz a defesa que, se fechada, pode ser enquadrada de forma que se jogue por fora um 2 vs 1, no qual o jogador da ponta tenha o caminho livre” diz Penell. “Não é só pegar a bola e avançar, há muitas coisas a ter em conta”, fiz o fullback inglês.

Quando bem feito coisas como essa acontecem…

Comentarios

Comentarios

admin

A MC Rugby possui uma equipe multidisciplinar, competente e atualizada. Pronto para atendê-lo em suas necessidades de treino, gestão de clube, organizaçâo de eventos, arbitragem e preparação física de seus atletas. Todos os produtos e serviços ofertados pela MC Rugby são resultado de muita pesquisa, experiência e seriedade. A uma única palavra orienta nossas ações: Excelência! Buscando sempre a inovação e a máxima qualidade em tudo o que fazemos, temos como meta ser uma referência brasileira e em breve internacional em rugby coaching. Acreditamos que a seleta formação dos profissionais que fazem parte da MC Rugby podem trazer soluções aos nossos clientes a ponto de colocá-los em um patamar superior de competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!